Este é um blog onde dou a conhecer a minha poesia e assuntos relacionados com pessoas com deficiência

sábado, 18 de setembro de 2010

CENTRO DE MEDICINA E REABILITAÇÃO DE ALCOITÃO




O Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, uma referencia na medicina de  reabilitação no nosso país.
Ao ser inaugurado, em 1966, ficou com o estatuto de melhor centro da especialidade da Europa.
Passei a ser assistido neste centro no ano de 1969, portanto, 3 anos depois da sua inauguração.
Neste centro de medicina foram recuperados grandes atletas nacionais e vindos de toda a Europa.
                                                  

Eu no último internamento em Alcoitão, em Outubro de 2008, com as minhas terapeutas.





       Jardim central com a estátua que simboliza o centro


O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão está localizado em Alcoitão.Alcoitão é uma localidade, no eixo Estoril/Sintra/Cascais. Dista a 4 Kms  do Estoril,  a 6 Kms de Cascais e cerca de 7 Kms de Sintra.
Está servida de transportes públicos rodoviários a partir do Estoril, Cascais e Sintra. A Auto-estrada A5, com saída no Estoril ou Alcabideche, coloca o CMR a 20 minutos de Lisboa.



Escola Superior de Saúde do Alcoitão“A escola pioneira de referência” 
 A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio.
Lecciona os Cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, e possui formação pós-graduada, cujos planos de estudo estão adaptados ao Processo de Bolonha, a partir do ano lectivo 2008-2009.  
Em colaboração com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem vindo a desenvolver mestrados nas áreas de Terapia da Fala e Fisioterapia.
O seu ensino tem sido sempre pautado por elevados padrões de qualidade, aceites internacionalmente, e caracterizado por um equilíbrio entre as componentes académica e prática, desde o primeiro ano dos cursos.
Integra mais de 500 alunos e possui um corpo docente com cerca de 100 académicos, e profissionais de saúde, entre os mais qualificados a nível nacional.

1 comentário:

  1. Segundo sei, esse Centro é um dos mais avançados da Europa, porém não fazem milagres, e presentemente tem um novo tipo de serviços, oxalá consigam dar aos pacientes todo o apoio e obtenham os melhores resulatdos.

    LAPOSE | Inovação no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão: Laboratório de Análise da Posição de Sentado
    O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) tem um laboratório para avaliar a posição de sentado em pessoas dependentes de uma cadeira de rodas para a sua mobilidade. Virgínia Reis, médica responsável por este laboratório, responde a algumas questões sobre o laboratório.
    O que é o LAPOSE?
    O LAPOSE é um laboratório onde se avalia o posicionamento e a mobilidade em cadeira de rodas. A avaliação neste laboratório é feita por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte fisiatras, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
    Quais são os objectivos do LAPOSE?
    De um modo geral, o objectivo é melhorar o posicionamento e a mobilidade das pessoas com incapacidade motora dependentes de cadeiras de rodas, privilegiando sempre a funcionalidade e o conforto.
    Quem são os destinatários do LAPOSE?
    Utentes internados e em regime de ambulatório do CMRA dependentes de cadeiras de rodas para a sua deslocação. Os utentes podem ter qualquer idade e ser de ambos os sexos.
    Qual o procedimento para que os utentes cheguem ao LAPOSE?
    Mediante uma requisição feita pelo médico assistente.
    Qual é o equipamento que considera ser relevante no LAPOSE?
    Este laboratório dispõe de um sistema electrónico de análise de pressões (FSA) que permite avaliar a distribuição de pressões no assento.
    Qual considera ser a mais-valia do LAPOSE no universo da reabilitação?
    Através do trabalho desenvolvido neste laboratório é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e dependentes de cadeira de rodas contribuindo para uma inclusão plena na sociedade. O facto de existir uma equipa multidisciplinar também é positivo, uma vez que existe uma constante partilha de saberes.

    Que Deus o protege e o ajude na sua recuperação.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar

Todos os leitores podem comentar.